TAP duplica oferta entre Lisboa e Porto com preços a partir de 39 euros

Transportadora renova frota da PGA com 17 aviões avaliados em 400 milhões. PGA passará a chamar-se TAP Express.

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Nova frota trará ganhos médios de eficiência de 40% Daniel Rocha

O presidente da TAP, Fernando Pinto, anunciou esta quinta-feira que a PGA vai renovar a frota com 17 novos aviões avaliados em 400 milhões de euros, que trarão à empresa "ganhos médios de eficiência de 40%", permitindo-lhe concorrer "agressivamente no mercado".

A reformulação da PGA passa também pela mudança do nome da empresa para TAP Express. Maior fiabilidade operacional, menores gastos de combustível e  um aumento da oferta de lugares são algumas das vantagens desta renovação, que permitirá à transportadora regional ser "mais agressiva em preço",  adiantou Fernando Pinto, numa conferência de imprensa, realizada esta quinta-feira

Esse "preço competitivo" vai surgir já na oferta das viagens entre Lisboa e Porto, que a TAP vai duplicar a partir de Março, com a realização de 16 voos diários de ida e volta (114 por semana) e preços a partir de 39 euros, taxas incluídas. "A maioria dos assentos vai estar nesta base de preços", embora as tarifas possam ser mais altas nas horas de ponta da manhã e da tarde.

A ideia é competir com o comboio e o autocarro, reconheceu Fernando Pinto. Uma viagem de ida e volta de Alfa Pendular entre Santa Apolónia, em Lisboa, e Porto, Campanhã, custa 60,60 euros em turística. No Intercidades o preço ronda os 48,60 euros. De autocarro, a viagem de ida e volta fica por cerca de 38 euros.

Ainda que as low cost, como a Ryanair, tenham ofertas mais baixas nos voos entre as duas cidades, o presidente da TAP, diz que a TAP Express (que operará a maioria dos voos desta "ponte aérea") tem o trunfo da frequência: "A low cost pode ter tarifa, mas não tem o volume, porque nós vamos ter voos de hora a hora", disse o gestor.

Fernando Pinto considerou ainda que há uma "demanda reprimida" nesta rota entre as duas principais cidades portuguesas pelos passageiros dos voos de ligação, "que vão de carro porque não sabem quanto tempo vão ter de esperar no aeroporto".

As novas aeronaves (que na sua maioria são actualmente operadas pela Azul, empresa de Neeleman no Brasil) virão em sistema de leasing e estão avaliadas em 400 milhões de euros. São oito ATR72 (com capacidade para 70 passageiros) e nove Embrarer 190 (100 passageiros) que vão começar a chegar em Março e até Julho toda a renovação estará concluída, disse ainda Fernando Pinto. Actualmente, a frota da PGA é constituída por 16 aviões, que têm em média 25 anos de vida. Os novo aviões, que "são os mais confortáveis e modernos na categoria", vão permitir à TAP "redesenhar toda a oferta" da empresa, assegurou o presidente executivo da companhia.

Além da aposta no reforço das ligações Lisboa/Porto, a TAP vai também reforçar em 59 frequências semanais as ligações a destinos que já opera, mas novos destinos não estão, para já, no horizonte. "Preferimos muito mais aumentar o número de frequências", disse Fernando Pinto, notando que a meta é consolidar a posição da TAP "nos destinos fortes". Para este ano, ainda assim, o presidente executivo da TAP diz que estão previstos "mais dois destinos para os Estados Unidos".

 

 

 

 

 

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