Tabelas de retenção de IRS sem alterações face ao ano passado

Funcionários públicos com taxas de retenção idênticas às do sector privado

Foto
Receitas arrecadadas pelo Estado com impostos pesavam 31,5% no PIB em 2010 dr

As taxas de de retenção na fonte do IRS que serão aplicadas este ano sobre os salários dos portugueses serão iguais às do ano passado.

As taxas de de retenção na fonte do IRS que serão aplicadas este ano sobre os salários dos portugueses serão iguais às do ano passado.

O Governo publicou esta quarta-feira, em Diário da República, as tabelas de retenção de IRS que irão vigorar durante 2014 e, sem surpresa, não realizou qualquer alteração nas taxas aplicadas. Este ano, ao contrário do que aconteceu em 2013, não foi operada qualquer mudança significativa no imposto que incide sobre o rendimento das pessoas, pelo que não se justificava adaptar o cálculo dos montantes que as pessoas têm, todos os meses, de pagar adiantado através da retenção na fonte.

No ano passado, devido ao agravamento acentuado das taxas de IRS, as taxas de retenção na fonte do imposto tiveram também de ser aumentadas. Além disso, como no início de 2013 o Governo tinha a intenção de não pagar o subsídio de férias aos funcionários públicos, estes tinham tabelas de retenção próprias, que acabaram por ser adaptadas a meio do ano para levar em conta o chumbo do Tribunal Constitucional que "devolveu" o subsídio aos trabalhadores do Estado. Este ano, não havendo cortes de subsídios, as tabelas de retenção de IRS dos funcionários públicos são idênticas às dos trabalhadores do sector privado.
 
 

Sugerir correcção
Comentar