Swaps levam Vítor Gaspar ao Parlamento na próxima semana

Ex-ministro das Finanças será ouvido na comissão de inquérito a 25 de Julho

Foto
Vítor Gaspar Miguel Manso

A polémica dos swaps vai levar Vítor Gaspar, ex-ministro das Finanças, ao Parlamento na próxima semana. A audição, que foi requerida pelo PSD depois das acusações feitas pelo seu antecessor, Teixeira dos Santos, está agendada para dia 25 de Julho, às 15h.

A presença de Gaspar na comissão parlamentar de inquérito aos swaps subscritos por empresas públicas foi requerida precisamente no dia da audição de Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças do governo PS.

Durante esta audição, Teixeira dos Santos reiterou que tinha passado informação sobre estes contratos em reuniões de transição de pastas ocorridas a 18 e 20 de Junho, nas vésperas de actual Governo tomar posse. O ex-ministro das Finanças do PS mostrou, aliás, a ficha que constava na pasta que entregou a Gaspar.

Este tinha afirmado, dias antes da audição ao seu antecessor, que o assunto tinha sido abordado durante as reuniões, mas que não tinha recebido qualquer documentação sobre o tema. Este será um dos temas centrais a debater na audição agora agendada para dia 25 de Julho.

Moção de censura adia audição de Costa Pina
A audição ao ex-secretário de Estado do Tesouro do governo PS foi adiada para 23 de Julho, terça-feira. A vinda de Carlos Costa Pina ao Parlamento estava agendada já para a próxima quinta-feira, dia 18, mas o facto de estar marcada para esse dia a moção de censura dos Verdes ao Governo levou ao adiamento.

Tal como acontecerá com Gaspar, também esta audição estará muito relacionada com a passagem de informação entre o anterior e o actual executivo. Isto porque também Maria Luís Albuquerque, ex-secretária de Estado do Tesouro e actual ministra das Finanças, argumenta que não recebeu dados sobre swaps na pasta de transição entregue por Costa Pina.

Ao contrário de Teixeira dos Santos, Costa Pina não fez ainda declarações públicas sobre este tema. Outra questão que está ainda por esclarecer é se Gaspar passou informação a Maria Luís Albuquerque no seguimento da reunião com o seu antecessor.

 

Sugerir correcção
Comentar