Swaps levam ministra das Finanças ao Parlamento pela terceira vez

Nova audição com Maria Luís Albuquerque agendada para 28 de Novembro.

Foto
Maria Luís Albuquerque falava em Fevereiro de regresso aos mercados. A situação agora é mais difícil enric vives rubio

Não uma, não duas, mas três. A ministra das Finanças vai regressar no final de Novembro à comissão de inquérito aos swaps, pela terceira vez. A audição, que encerrará os trabalhos na Assembleia da República, foi agendada para 28 de Novembro.

O calendário ficou acertado na quarta-feira, depois de Maria Luís Albuquerque ter estado no Parlamento para apresentar a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014, na Comissão de Finanças e Administração Pública, noticiou a Lusa.

Os deputados do inquérito aos swaps pretendem encerrar os trabalhos com a audição à ministra, que tem estado envolvida na polémica dos derivados desde o primeiro momento. Maria Luís Albuquerque foi inicialmente ouvida a 25 de Junho, mas as informações que chegaram a público a partir dessa data levaram-na novamente à Assembleia da República a 30 de Julho.

Na sequência da polémica em redor da demissão de Joaquim Pais Jorge, que a ministra escolheu para secretário de Estado do Tesouro mas que saiu do Governo um mês depois por ter estado, enquanto quadro do Citi, envolvido na tentativa de venda de swaps sobre a dívida pública ao anterior executivo PS, a oposição voltou a requer a presença de Maria Luís Albuquerque. A ministra sempre se disponibilizou para ir ao Parlamento e ficou acordado, nessa altura, que seria ouvida no final dos trabalhos da comissão.

Antes da audição da ministra serão ainda ouvidos os bancos internacionais envolvidos no caso dos swaps, cujas presenças já foram calendarizadas. Os deputados também vão chamar, pela segunda vez, o presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, João Moreira Rato.
 

Sugerir correcção
Comentar