Supervisor diz que é impossível garantir que não haverá outro colapso de um banco

Presidente do conselho de supervisão do BCE acrescentou que tudo será feito para assegurar solidez da banca portuguesa.

Foto
Vítor Constâncio e Danièle Nouy AFP PHOTO / DANIEL ROLAND

A presidente do conselho de supervisão do Banco Central Europeu disse nesta terça-feira que é impossível garantir que não haverá outro colapso de um grupo bancário, como no BES, acrescentando que tudo está a ser feito para assegurar a solidez da banca portuguesa.

"Não posso prometer que nunca mais haverá o colapso de um grupo bancário, não é possível, mas posso dizer que nunca estivemos tão bem equipados" para evitar uma nova situação dessas, afirmou nesta terça-feira Danièle Nouy, responsável pelo Mecanismo Único de Supervisão, na Comissão de Assuntos económicos e Monetários do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Danièle Nouy respondia à eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, que, a propósito do colapso do BES, questionou como é possível confiar nos supervisores quando não perceberam atempadamente os problemas do banco e perguntou qual o ganho de ser agora o Banco Central Europeu (BCE) a supervisionar directamente as instituições bancárias e se o novo sistema de supervisão seria suficiente para prevenir o colapso do BES.

Em resposta, a presidente do Conselho de Supervisão do BCE reconheceu não ter muitos conhecimentos sobre o que se passou no Banco Espírito santo (BES) e no Grupo Espírito Santo (GES), mas disse acreditar que se o banco ainda tivesse participado nos testes de 'stress' do BCE o ano passado - o que não aconteceu porque já tinha ido à falência - teriam sido percebidas falhas de capital e este teria sido obrigado a colmatá-las de modo a tornar-se mais sólido.

"Reconheço que não estou a responder directamente à questão que me fez. Vamos fazer o nosso melhor para que a banca portuguesa tenha êxito, necessitam de um sistema seguro e sólido em Portugal e faremos todos os possíveis para que isso aconteça", concluiu Nouy.

Ainda na audição de hoje na Comissão de Assuntos Económico, a responsável pela supervisão europeia considerou que a harmonização da regulação sobre capital dos bancos é fundamental para aumentar a qualidade do capital e, logo, a capacidade de os bancos de absorverem perdas.

Este ano, afirmou também, o BCE vai estar especialmente atento aos riscos que os bancos correm e à sustentabilidade dos seus modelos de negócio.

A francesa Danièle Nouy é a responsável máxima do Mecanismo Único de Supervisão, que engloba o BCE e as autoridades de supervisão nacionais. O sistema europeu de supervisão bancária é um dos pilares da futura união bancária.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários