Suinicultores pedem aos portugueses que apoiem produção nacional

Cerca de 200 profissionais do sector protestaram em Lisboa.

Foto
Estão registados quatro mil suinicultores industriais Daniel Rocha

Cerca de 200 suinicultores juntaram-se frente ao Pavilhão de Portugal, em Lisboa, para chamar a atenção da opinião pública para crise que atravessa o sector e pedir que consuma carne nacional.

Segundo João Correia, um dos promotores da iniciativa, Portugal é deficitário na produção da carne de porco, mas os suinicultores têm dificuldade em escoar o produto.

O suinicultor queixou-se também do baixo preço que é pago aos produtores, explicando que os custos de produção ascendem actualmente a 1,50 euros por quilo enquanto esse mesmo quilo é vendido a um euro.

A situação é de tal forma dramática, alertou, que se corre o risco de ter de fechar 40% da produção nacional dentro de dois meses. Os suinicultores querem por isso chamar a atenção dos consumidores para "comerem o que é nosso" e pediram mais atenção a rotulagem.

Questionado sobre o que espera do trabalho do novo ministro da Agricultura, Capoulas Santos, João Correia considera que se trata de uma pessoa muito preocupada e espera que obrigue a cumprir a rotulagem que entrou em vigor em Abril para identificar a carne de porco.

Alguns suinicultores dizem que nem todas as grandes superfícies estão a cumprir esta obrigação e revoltaram-se com o facto de ser sempre a carne de porco a servir de chamariz para as promoções. "É uma vergonha o que fazem à carne de porco portuguesa", indignou-se João Correia.

Depois da concentração, os suinicultores, que envergavam t-shirts com um desenho de um porco e o apelo "Coma o que é nosso", dirigiram-se ao hipermercado do Centro Comercial Vasco da Gama para fazer uma acção de sensibilização junto da população. No hipermercado compraram embalagens de carne de porco para mostrar à população que, quer em termos de preço ou de qualidade, vale a pena comprar a carne de porco nacional.

Estão registados em Portugal cerca de quatro mil suinicultores industriais, havendo no total quase 14 mil explorações.

Sugerir correcção
Comentar