Starbucks tem sete lojas em Portugal

Foto
Uma das cafetarias da empresa num centro comercial Foto: Cláudia Andrade/Arquivo

Cafetarias estão localizadas na região de Lisboa e a maioria em centros comerciais.

A Starbucks abriu a primeira loja em Portugal em Setembro de 2008 num centro comercial e quatro anos depois a expansão tem quase sempre passado por estes espaços de consumo.

A multinacional norte-americana tem sete lojas na região de Lisboa, cinco das quais em centros comerciais e duas na rua, em Belém e na Estação do Rossio.

A entrada no mercado nacional foi feita pela mão do grupo espanhol VIPS, que gere a marca em Espanha e França. A intenção é continuar a crescer na capital, mas a empresa não põe de lado a hipótese de avançar para o Porto.

A primeira loja da Starbucks, nome inspirado no clássico da literatura Moby Dick, abriu em 1971 em Seattle. Dois professores e um escritor decidiram aventurar-se na venda de grãos de café de qualidade. A grande viragem da pequena empresa deu-se em 1982 com a entrada de Howard Schultz (na foto), até então gerente de uma empresa sueca de utensílios de cozinha. Depois de uma viagem de trabalho a Itália, Schultz introduziu o café e os lattes italianos na pequena empresa, cativando clientes e mudando o rumo da Starbucks. Na década de 90, a procura de café de qualidade impulsionou a marca, que abriu mais lojas nos Estados Unidos e, depois, no Canadá.

Sugerir correcção
Comentar