S&P corta rating da União Europeia depois do "Brexit"

Nota da UE baixou em um nível, para AA.

Foto
Comissão Europeia pede rapidez ao Governo para encontrar soluções alternativas para cortar na despesa Dominique Faget/Reuters

A agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) decidiu esta quinta-feira baixar em um nível a classificação de crédito atribuída à União Europeia, devido às incertezas com que se confronta o bloco depois do “Brexit”.

“Depois de o eleitorado britânico decidir sair da União Europeia, na sequência do resultado do referendo de 23 de Junho, reavaliámos a nossa opinião sobre a coesão europeia, que agora consideramos como um factor neutro, e não positivo, para o rating”, salientou a S&P num comunicado.

Segundo o mesmo comunicado, a S&P baixou o rating da União Europeia de AA+ para AA, ainda assim o terceiro nível mais elevado, com uma perspectiva estável, o que significa que não deverá fase um novo corte no médio prazo.

Na segunda-feira, tanto a S&P como a agência Fitch reduziram o rating do Reino Unido, devido ao resultado do referendo, com a S&P a trocar o AAA por AA e a Fitch a baixar a classificação de AA+ para AA.

A S&P defende que a classificação de crédito relativamente elevada que mantém para a União Europeia “assenta no pressuposto de que os Estados-membros vão cumprir” as suas obrigações orçamentais para com a UE.

Em 2106, a Alemanha, a França e o Reino Unido contribuíram, respectivamente, com 21, 16 e 13% do orçamento comunitário total.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários