Sonaecom vai distribuir dividendos pela primeira vez

Foto
A receitas da subsidiária do grupo Sonae desceram três por cento em 2010 Paulo Pimenta/Arquivo

A dona da Optimus apresentou lucros de 41,2 milhões de euros e anunciou hoje que vai começar a remunerar os accionistas.

A distribuição de dividendos vai ser proposta na próxima assembleia geral da Sonaecom, baseando-se numa remuneração de cinco cêntimos por acção, num total que ronda os 18 milhões de euros.

A informação foi avançada hoje pelo presidente executivo da empresa (que é também proprietária do PÚBLICO), Ângelo Paupério, à margem da apresentação das contas de 2010. “Estamos num patamar que nos permite começar com a remuneração dos accionistas”, afirmou, alicerçando-se na “sustentabilidade financeira” da operadora de telecomunicações.

O gestor acrescentou que “os dividendos são uma prerrogativa que cabe aos accionistas decidir”. No entanto, frisou que a comissão executiva da Sonaecom considera que “existem condições de sustentabilidade para que esta prática seja recorrente”.

No entanto, não assegurou que a remuneração dos accionistas é para manter no futuro. “Há momentos em que as empresas devem fazê-lo e outros em que não”, disse Ângelo Paupério.

A Sonaecom registou, em 2010, um resultado líquido de 41,2 milhões de euros – sete vezes mais do que os lucros do ano anterior. Isto apesar de as receitas terem descido três por cento para 920,7 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar