Sonae Sierra avança para compra da totalidade do CascaiShopping

Empresa quer comprar 50% do capital do centro comercial à Paneuropeia. Autoridade de Concorrência já foi notificada.

Foto
Grupo liderado por Paulo Azevedo, quer deter 100% do CascaiShopping Fernando Veludo

A Sonae Sierra, detida pela Sonae (dona do PÚBLICO) e pelo grupo britânico Grosvenor, chegou a acordo com a Paneuropeia para a compra de 50% do CascaiShopping. Caso a operação tenha luz verde da Autoridade da Concorrência, passará a deter a totalidade do centro comercial.

O regulador já foi notificado do acordo entre as partes. A Sonae Sierra divide a participação no capital do CascaiShopping com a Paneuropeia, lê-se no comunicado da AdC.

“Estamos satisfeitos com a perspectiva de determos uma participação maioritária no CascaiShopping, o que nos irá permitir potenciar a valorização do activo”, diz Fernando Guedes de Oliveira, presidente executivo da Sonae Sierra, num comunicado da empresa.

Inaugurado em 1991, o CascaiShopping foi o primeiro centro comercial desenvolvido de raiz pela Sonae Sierra. A empresa detém 47 shoppings, está presente em 11 países e, no total, gere mais de 70 centros comerciais.

Em 2012, teve prejuízos de 45,8 milhões de euros, justificados pela subida das taxas de capitalização em Portugal, Espanha e Itália e pelo reconhecimento de imparidades nos activos da Grécia. Já os resultados directos, melhoraram 2% para 62,5 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar