Sonae vende e arrenda 12 activos imobiliários de retalho alimentar

Operação em Portugal está inserida na estratégia já anunciada pela marca.

Foto
Venda de lojas garante encaixe financeiro à Sonae.

A Sonae Retail Properties (Sonae RP) anunciou nesta segunda-feira a conclusão de um acordo para a venda e posterior arrendamento (sale and leaseback) de 12 activos de retalho alimentar localizados em Portugal, pelo valor de 164,4 milhões de euros.

Na prática, esta operação permite a venda de áreas onde estão instaladas lojas de retalho alimentar, que continuam a funcionar nos mesmos locais através de contratos de arrendamento.

De acordo com um comunicado da Sonae SGPS (proprietária do PÚBLICO) enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o acordo definitivo deverá ser realizado até ao final do mês de Fevereiro de 2016.

A comunicação refere ainda que “a operação totalizará 164,0 milhões de euros e corresponde a activos cujo valor contabilístico líquido estimado é de 114,4 milhões de euros”.

Esta operação segue-se a outras já realizadas, designadamente em Junho, com a venda da loja onde está instalado o hipermercado Continente, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

A estratégia de sale and leaseback já tinha sido anunciada pela Sonae e permite a "monetização dos seus activos imobiliários mantendo, ao mesmo tempo, um adequado nível de flexibilidade operacional”, refere a empresa.

As acções da Sonae SGPS seguem esta segunda-feira a subir perto de 2%, para 105 euros.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários