Sonae Indústria regista lucro operacional nos primeiros três meses

Empresa espera concluir processo de reestruturação em 2015.

Foto
Rui Correia, presidente da Sonae Indústria, confiante na conclusão da reestruturação nos próximos meses. PÚBLICO/Arquivo

A Sonae Indústria, que se encontra em processo de reestruturação, atingiu um lucro operacional de sete milhões de euros, valor que compara com dois milhões de euros negativos registados no primeiro trimestre de 2014, de acordo com a informação divulgada nesta quinta-feira.

O resultado líquido consolidado, incluindo as operações descontinuadas (duas fábricas alienadas), ascendeu a 10,5 milhões negativos, uma melhoria de 59% face aos prejuízos de 26,3 milhões de euros verificados no mesmo período do ano passado.

Consideradas apenas as actividades continuadas, o resultado líquido atingiu três milhões de euros negativos, ou seja uma melhoria de 82% face ao trimestre homólogo de 2014.

O volume de negócios da Sonae Indústria, do universo do empresário Belmiro de Azevedo, registado pelas operações continuadas alcançou 258 milhões de euros de Janeiro a Março, ligeiramente abaixo dos 265 milhões de euros registados no período homólogo do ano anterior, mas 7% acima dos 241 milhões de euros gerados no último trimestre de 2014.

Os ganhos antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) recorrentes aumentaram 29% face aos primeiros três meses de 2014, atingindo os 25 milhões de euros. Segundo a empresa, “esta evolução positiva traduz as melhorias operacionais resultantes do processo de reorganização da Sonae Indústria, que permitiu alcançar uma margem de 9,6%, o melhor resultado desde o ano de 2007 e um incremento de 2,3 pontos percentuais face ao período homólogo de 2014”.

No âmbito da reestruturação em curso, marcada pela alienação da unidade de Ussel, em França, e de Betanzos, em Espanha, a empresa reduziu custos fixos, numa base comparável, de aproximadamente 1,4 milhões de euros, face ao mesmo período de 2014.

No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae Indústria adianta que “espera concluir o processo de reestruturação dos activos disponíveis para venda ainda durante este exercício, cumprindo desta forma a estratégia anunciada de concentração da sua capacidade produtiva nas unidades mais eficientes”.

Rui Correia, presidente executivo da Sonae Indústria, destaca na sua mensagem que espera continuar a demonstrar, nos próximos meses, “uma execução positiva do plano estratégico definido, lançando produtos inovadores e reforçando o investimento nas unidades core”.

Sugerir correcção
Comentar