O grupo belga de produtos químicos Solvay vai encerrar uma unidade da fábrica da Póvoa de Santa Iria, Vila Franca de Xira, até Janeiro de 2014, anunciou a empresa nesta sexta-feira.
“A Solvay planeia fazer uma reestruturação na bacia do Mediterrâneo, fechando a unidade de carbonato de sódio na Póvoa de Santa Iria, Portugal, até Janeiro de 2014”, refere o grupo num comunicado hoje publicado na sua página da Internet.
O texto adianta que “as medidas de reestruturação na Europa irão afectar cerca de 450 postos de trabalho até 2016, incluindo a unidade da Póvoa de Santa Iria”.
“A Solvay irá fazer tudo para aliviar o impacto social [da medida] ao dar prioridade a deslocalizações, permitidas pela abertura significativa de vagas de emprego em alguns locais europeus”, pode ler-se no comunicado.
O anúncio do encerramento da unidade da fábrica da Póvoa de Santa Iria surgiu no âmbito de um plano de competitividade e de ajustamento da capacidade de produção de carbonato de sódio, que a empresa revelou hoje, e que implica a supressão de 450 postos de trabalho até 2016.
O grupo recorda ter anunciado no final do ano passado que estava a trabalhar num plano de abordagem de diferentes mercados para o carbonato de sódio, um mineral utilizado para criar, entre outros, vidro e detergentes.
“Enquanto a procura a nível mundial tem crescido ao ritmo da produção de riqueza, na Europa tem sofrido com a crise da economia”, refere o comunicado, adiantando que na América do Norte, “com investimentos limitados, a Solvay expandiu a capacidade de produção em 12 por cento”.

Comentar