Sob pressão de Obama, democratas e republicanos voltam a tentar acordo orçamental

Líderes dos dois partidos do Senado estiveram reunidos com Presidente. Para os republicanos, foi uma “boa reunião”. Obama está optimista, mas está tudo em aberto.

Foto
Obama quer um acordo que proteja a classe média de um "grave aumento de impostos" Jonathan Ernst/Reuters

Depois da pressão de Barack Obama para democratas e republicanos encontrarem uma solução que evite o chamado “precipício orçamental”, o Presidente e os líderes dos democratas e dos republicanos no Senado parecem mais próximos de um acordo que poupe a maioria da população a um agravamento histórico dos impostos, avança o Washington Post. Mas nada está garantido.

A Casa Branca e a oposição republicana têm três dias para fechar um acordo orçamental, para que não sejam accionados, de forma automática, aumentos de impostos e cortes na despesa da ordem dos 600 mil milhões de dólares (cerca de 453 mil milhões de euros).

As negociações prosseguem depois de, na sexta-feira, o Presidente norte-americano se mostrar “moderadamente optimista” em relação a um consenso entre as duas forças políticas.

Os líderes democrata e republicano do Senado, uma das duas câmaras do Congresso, estiveram reunidos com Obama na Casa Branca. Depois do encontro, disseram que vão trabalhar durante este fim-de-semana a tempo de levarem uma proposta aos seus pares na tarde de domingo.

Obama mostrou-se convicto de que, até ao prazo-limite (o último dia deste ano), ainda é possível encontrar um plano que passe nas duas câmaras do Congresso, onde o Senado é controlado pelos democratas e a Câmara dos Representantes pelos republicanos.

Os senadores Harry M. Reid (democrata) e Mitch McConnell (republicano) “estão a trabalhar nesse acordo neste momento”, dizia Obama no final do dia de sexta-feira. O acordo pretendido pela Casa Branca deveria, “no mínimo”, poupar a classe média de aumento de impostos, defendeu.

Se não houver “fumo branco” a tempo entre os dois senadores, adiantou, a Casa Branca fará com que Reid apresente uma proposta para ser sujeita a votação no Congresso “que proteja a classe média de um grave aumento de impostos”. Um cenário que a revelar-se necessário para a Casa Branca terá lugar na segunda-feira, adiantou, por seu lado, o líder democrata do Senado.

Nas últimas semanas, democratas e republicanos não conseguiram desfazer o impasse nas negociações. Uma hipótese colocada em cima da mesa, na imprensa norte-americana, antes desta última intervenção de Obama, era a de as duas partes fazerem uma espécie de acordo de emergência, com o compromisso de voltarem a sentar-se à mesa para chegar a um compromisso final.

No caso de não haver qualquer entendimento a tempo, entrarão em vigor a 1 de Janeiro aumentos de impostos e cortes na despesa de forma automática. Em causa estão cortes fiscais negociados pela Administração Bush e também já por Obama, que terminam a 31 de Dezembro, assim como o congelamento imediato de despesa e de fundos do Pentágono.

Sugerir correcção
Comentar