Soares dos Santos: “Detesto investimento chinês porque não traz coisíssima nenhuma”

Principal accionista do grupo Jerónimo Martins diz que investimento chinês em Portugal não traz “conhecimento” ou “gestão”.

Foto
Alexandre Soares dos Santos não gosta do investimento chinês Enric Vives-Rubio

O empresário Alexandre Soares dos Santos, antigo presidente do conselho de administração do grupo Jerónimo Martins, afirmou nesta terça-feira que detesta investimento chinês, considerando que "não traz coisíssima nenhuma" ao país.

"Detesto investimento chinês, porque não traz coisíssima nenhuma", "nem know how [conhecimento] nem sequer management [gestão]", afirmou o principal accionista do dono do Pingo Doce, citado pela Lusa.

Alexandre Soares dos Santos falava durante a conferência “Portugal em Exame”, com o tema “Três gerações, três visões sobre o país”, organizada pela revista Exame, em parceria com o Banco Popular.

Nos últimos três anos, os investimentos chineses em Portugal já somam 5380 milhões de euros, valor que inclui a recente oferta da Fosun (dona de 80% da Fidelidade), pela Espírito Santo Saúde. Aliás, a empresa de Guo Guangchang representa 40,8% do total destes investimentos.

Em 2012, a China Three Gorges (CTG, de capitais públicos) fechou a compra de 21,35% do capital da EDP, pelos quais pagou 2700 milhões de euros. A State Grid (também estatal) ficou, no mesmo ano, com 25% da REN, desembolsando 387 milhões. Já a Beijing Enterprises Water protagonizou em 2013 a compra da totalidade do capital da Compagnie Générale des Eaux Portugal, por 95 milhões de euros.

Sugerir correcção
Ler 18 comentários