Sindicatos negoceiam suspensão da greve na Refer
Representantes dos trabalhadores vão estar reunidos nesta terça-feira com a administração da empresa. Deverá ser assinado acordo semelhante ao da CP.
Os sindicatos vão estar reunidos nesta terça-feira, às 15h, com a administração da Refer, que gere o sistema ferroviário nacional. O objectivo é chegar a acordo com a empresa para abrir um período de negociações que permita o cancelamento das greves previstas até Abril.
É expectável que as partes saiam do encontro com um acordo semelhante ao que foi adoptado na semanada passada na CP, permitindo o cancelamento dos protestos que só terminavam no final do próximo mês. No caso desta transportadora ferroviária, detida pelo Estado, os trabalhadores e a empresa abriram um período de negociações até 30 de Abril, durante o qual não haverá paralisações.
O mesmo caminho deverá ser seguido pela Refer, o que significará que os comboios vão poder circular sem restrições durante o próximo mês. É que, mesmo havendo um entendimento na CP, se as greves na gestora do sistema ferroviário se mantivessem, a operação sofreria perturbações.
O PÚBLICO apurou ainda que o acordo alcançado na CP, liderada desde final de Fevereiro por Manuel Queiró e que enfrenta sucessivas greves desde finais de 2011, será agora estendido às participadas EMEF e CP Carga, havendo ainda negociações a decorrer neste momento. Os sindicatos contestavam as medidas de contenção que têm vindo a ser aplicadas ao grupo, e às empresas públicas de transportes em geral, e o entendimento foi possível graças à clarificação do pagamento de trabalho em dias de feriado.
Em 2011, a CP estimou que tivessem sido cancelados 20 mil comboios fruto de acções de protesto dos trabalhadores. De acordo com a empresa, o número subiu para 30 mil no ano passado.
Para atrair mais passageiros e recuperar dos prejuízos que tem incorrido com as paralisações, a transportadora ferroviária lançou agora uma campanha para o período da Páscoa (sexta, sábado, domingo e segunda) em que oferece 50% de desconto aos clientes, quando viajam em grupos de pelo menos três pessoas.