Sindicatos negoceiam suspensão da greve na Refer

Representantes dos trabalhadores vão estar reunidos nesta terça-feira com a administração da empresa. Deverá ser assinado acordo semelhante ao da CP.

Foto
Apesar da suspensão da greve na CP, comboios só vão circular com recuo dos protestos na Refer Paulo Ricca

Os sindicatos vão estar reunidos nesta terça-feira, às 15h, com a administração da Refer, que gere o sistema ferroviário nacional. O objectivo é chegar a acordo com a empresa para abrir um período de negociações que permita o cancelamento das greves previstas até Abril.

É expectável que as partes saiam do encontro com um acordo semelhante ao que foi adoptado na semanada passada na CP, permitindo o cancelamento dos protestos que só terminavam no final do próximo mês. No caso desta transportadora ferroviária, detida pelo Estado, os trabalhadores e a empresa abriram um período de negociações até 30 de Abril, durante o qual não haverá paralisações.

O mesmo caminho deverá ser seguido pela Refer, o que significará que os comboios vão poder circular sem restrições durante o próximo mês. É que, mesmo havendo um entendimento na CP, se as greves na gestora do sistema ferroviário se mantivessem, a operação sofreria perturbações.

O PÚBLICO apurou ainda que o acordo alcançado na CP, liderada desde final de Fevereiro por Manuel Queiró e que enfrenta sucessivas greves desde finais de 2011, será agora estendido às participadas EMEF e CP Carga, havendo ainda negociações a decorrer neste momento. Os sindicatos contestavam as medidas de contenção que têm vindo a ser aplicadas ao grupo, e às empresas públicas de transportes em geral, e o entendimento foi possível graças à clarificação do pagamento de trabalho em dias de feriado.

Em 2011, a CP estimou que tivessem sido cancelados 20 mil comboios fruto de acções de protesto dos trabalhadores. De acordo com a empresa, o número subiu para 30 mil no ano passado.

Para atrair mais passageiros e recuperar dos prejuízos que tem incorrido com as paralisações, a transportadora ferroviária lançou agora uma campanha para o período da Páscoa (sexta, sábado, domingo e segunda) em que oferece 50% de desconto aos clientes, quando viajam em grupos de pelo menos três pessoas. 

Sugerir correcção
Comentar