Sindicato garante que greve dos tripulantes na Portugália tem "adesão quase total"

TAP garante impactos reduzidos pela transferência de passageiros para outros voos.

Foto
Segundo dia de greve dos tripulantes de cabina da Portugália marcado para domingo Paulo Ricca

A adesão à greve dos tripulantes de cabina da Portugália (PGA), que começou à meia-noite, é "quase total", disse nesta sexta-feira à agência Lusa Ivo Fialho, do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).

"A adesão à greve está a ser total, ou seja, tirando os voos de serviço mínimo, que têm de ser obrigatoriamente feitos, e os voos de regresso a Portugal. Todos os outros que estavam previstos, os tripulantes, vão fazer greve", explicou Ivo Fialho.

Os tripulantes de cabina da PGA cumprem nesta sexta-feira o primeiro de dois dias de greve, que deverá ter impactos reduzidos, já que a maioria dos passageiros foi contactada e transferida para outros voos.

Em declarações à Lusa, o director do SNPVAC adiantou que a PGA optou por cancelar, com antecedência, a maior parte dos voos.

"De 38 voos previstos para esta sexta-feira, a PGA já só tem planeados dez", adiantou Ivo Fialho.

Na origem do protesto está, segundo o sindicato, o "desgaste do ambiente laboral causado por uma gestão operacional caracterizada por permanentes violações às regras laborais estabelecidas no clausulado do Acordo de Empresa PGA SNPVAC vigente, desrespeitando os mais elementares princípios da negociação colectiva e revelando um total desrespeito pelos direitos dos tripulantes de cabina".

O director do sindicato disse nesta sexta-feira à Lusa que os problemas com a administração da empresa vêm de 2007.

"Estes problemas poderiam ser resolvidos facilmente se a empresa tivesse feito um esforço mínimo para os tentar resolver. A PGA preferiu cancelar voos, prejudicar passageiros, ao invés de negociar com o sindicato e apresentar alternativas para resolver o problema", disse.

Uma fonte oficial do grupo TAP, que integra a PGA, adiantou nesta quinta-feira que os efeitos desta greve serão reduzidos, uma vez que os passageiros com viagens marcadas para esta sexta-feira e domingo (quando se cumpre o segundo dia de greve) foram contactados e os voos alterados.

"A TAP tomou medidas de protecção dos passageiros, transferindo-os para outros voos", adiantou a mesma fonte da empresa.

Sugerir correcção
Comentar