Sindicato do pessoal de voo regressa à plataforma de sindicatos da TAP

Foto
Rafael Marchante/Reuters

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) regressou no sábado à Plataforma de Sindicatos da TAP, por haver "uma certeza contra a privatização" entre as 12 estruturas representadas, disse à Lusa o director do SNPVAC, Nuno Fonseca.

O SNPVAC tinha abandonado na terça-feira a Plataforma de Sindicatos da TAP por ter discordado do documento que esta estrutura entregou ao Governo e que "abria a porta" à privatização da transportadora.

Hoje, quatro dias depois, a Plataforma anunciou em comunicado que volta a reunir 12 sindicatos, integrando o do pessoal de voo, "num sinal de convergência contra este modelo de privatização previsto para a TAP".

Contactado pela Lusa, Nuno Fonseca explicou que agora "estão reunidas as condições [entre as 12 estruturas da plataforma] para parar este processo de privatização": "Houve uma mudança em relação ao documento e há uma certeza contra a privatização".

A plataforma que representa os trabalhadores da TAP convocou uma greve de quatro dias, entre os dias 27 e 30, na sequência da recusa do Governo de suspender a privatização da companhia.

Na quinta-feira, o Governo aprovou uma requisição civil na TAP que abrangerá cerca de 70% dos trabalhadores do grupo, permitindo realizar todos os voos previstos para os quatro dias da greve.

Na terça-feira, o presidente do SNPVAC, Rui de Carvalho, apresentou a demissão por desacordo com a restante direcção quanto ao abandono da plataforma sindical da TAP.

Rui de Carvalho foi substituído na presidência por Luciana Passo.

Sugerir correcção
Comentar