Simulador da ACT ultrapassou o milhão de consultas

Ferramenta foi criada em Fevereiro e calcula as compensações por despedimento.

Foto
Pedro Pimenta Braz é o responsável pela ACT. Enric Vives-Rubio

O simulador de compensação por cessação do contrato de trabalho da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) ultrapassou, até 14 de Outubro, um milhão de consultas. Este é o valor acumulado desde Fevereiro, mês em que a ACT disponibilizou a ferramenta.

Através do simulador é possível calcular os valores previstos na lei para a compensação a receber em caso de despedimento, incluindo os montantes referentes a férias, subsídio de férias e de Natal. Os resultados são apenas indicativos e “dependem sempre do caso concreto em análise”, ressalva a ACT, em comunicado.

Analisando o período de Fevereiro a 14 de Outubro, verifica-se que o maior pico de consultas aconteceu em Abril, com 184.047 utilizações. Desde esse mês, houve uma redução de acessos. No acumulado, o simulador da ACT foi usado 1.072.796 vezes.

A ferramenta pode ser consultada em http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/CentroInformacao/Simulador/Paginas/default.aspx.

Desde 2012, o cálculo das compensações pagas aos trabalhadores em caso de despedimento colectivo ou por extinção de posto de trabalho sofreram várias alterações, tornando difícil o cálculo e levando a que, em algumas situações,  tenha quatro parcelas diferentes.
 

Sugerir correcção
Comentar