Semapa confirma acordo com fundos Apax e Bain para comprar a PT

Negociação com os dois fundos dará ao grupo de Queiroz Pereira entre 5 e 10% no investimento pela PT Portugal.

Foto
Pedro Queiroz Pereira domina a Secil e a Portucel através da Semapa Miguel Manso

O grupo industrial Semapa confirmou na madrugada desta quinta-feira ter chegado a acordo com os fundos de investimento Apax Partners e Bain Capital para, juntos, apresentarem uma proposta de compra da PT Portugal.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira diz que a participação da Semapa “no investimento em questão” ainda está por definir, devendo situar-se “entre cinco e dez por cento”. Como o PÚBLICO avançou ontem, é assim certo que o empresário fica com uma posição minoritária num negócio que tem sido conduzido pelos dois fundos.

O memorando de entendimento onde se prevê a aliança com os dois fundos de investimento foi celebrado na quarta-feira, prevendo a apresentação de uma proposta de aquisição sobre todo o capital da PT Portugal.

O consórcio formado pela Apax Partners e pela Bain Capital apresentou em meados deste mês uma oferta indicativa que avalia a PT em 7075 milhões de euros, tendo-se comprometido com a Oi a apresentar nesta sexta-feira uma oferta vinculativa, agora com Queiroz Pereira envolvido.

Na oferta indicativa, apresentada ainda sem o envolvimento da Semapa, os 7075 milhões de euros do negócio já incluem a dívida, condicionando ainda o pagamento de 800 milhões relacionados com objectivos futuros da operadora. Para garantir o financiamento da compra, os dois fundos asseguraram recentemente um sindicato bancário liderado pelo Barclays e que inclui ainda o Bank of America Merrill Lynch e o banco suíço UBS.

Pedro Queiroz Pereira domina, através da Semapa (da qual detém 55%, ao lado de outros investidores, como o BPI), a Secil e a Portucel, tendo saído dos negócios do GES em litígio com Ricardo Salgado.

Sugerir correcção
Comentar