Sector dos serviços em debate organizado pela Caixa Geral de Depósitos e o PÚBLICO

Tema marca o arranque do ciclo de conferências Caixa 2020.

Foto
Gestores da Caixa Geral de Depósitos estão entre os acusados Gonçalo Português

O sector dos serviços vai ser o tema da primeira sessão do ciclo de conferências Caixa 2020, uma iniciativa que arranca esta segunda-feira de manhã no Centro de Congressos do Estoril e se prolonga até Novembro em diferentes cidades do país. O ciclo enquadra-se na iniciativa Bridges da Caixa Geral de Depósitos, que tem como base um manifesto em favor de “um futuro mais sustentável” e tem como pano de fundo as discussões estratégicas do Programa 2020, que vai gerir a aplicação do actual ciclo de fundos estruturais.

A conferência de hoje tem como subtema a ideia de “uma revolução silenciosa” no sector terciário. Nos últimos anos, os serviços, que representam cerca de três quartos do Valor Acrescentado Bruto (VAB) da economia e 65% do emprego, consolidaram o seu protagonismo e reforçaram o seu papel nas exportações nacionais. Não apenas nas áreas mais “tradicionais”, mas também nos segmentos de ponta que incorporam conhecimento e  tecnologia.

Para dar o mote à discussão, o vice-primeiro-ministro Paulo Portas apresentará a sua visão do sector. A sua intervenção está agendada para as 10h. Meia hora mais tarde começa o painel dedicado à vocação exportadora dos serviços, que terá as contribuições de Alcibíades Paulo Guedes, presidente da Associação Portuguesa de Logística, de João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e de Jorge Jordão, presidente da Confederação do Serviços de Portugal. Este módulo será moderado por Bárbara Reis, directora do PÚBLICO.

Num segundo momento, Paula Viegas, da Direcção de Comunicação e Marca da CGD, falará sobre “A Sustentabilidade no Negócio” e Rui Soares, da Direcção de Marketing apresentará a Oferta Caixa 2020. Às 12h15, tem início o segundo módulo do debate, destinado às prioridades de investimento e financiamento do sector, no qual terão a palavra João Franco, presidente da Administração do Porto de Sines e do Algarve, Miguel Barbosa, administrador da Agência Portuguesa para a Inovação, Nuno Fernandes Thomaz vice-presidente do Conselho Executivo da CGD e Rui Paiva, CEO da WeDo. Esta sessão será moderada por Pedro Carvalho, director-adjunto do PÚBLICO.

Sugerir correcção
Comentar