Secretário Estado Energia nega favorecimento da EDP

Manuel Champalimaud, accionista da REN, disse que a EDP soube defender-se "politicamente" da contibuição extraordinária.

Foto
Enric Vives-Rubio

O secretário de Estado da Energia negou neste sábado ter favorecido a EDP na contribuição extraordinária do sector energético (CESE), respondendo assim a uma denúncia de Manuel Champalimaud sobre a contratação do pai do governante como consultor da EDP.

Na sexta-feira, Manuel Champalimaud – enquanto accionista da REN, empresa penalizada com o alargamento ao sector energético da CESE – disse que a EDP soube defender-se "politicamente" da CESE, exemplificando com o facto de a empresa ter contratado "recentemente" o pai do secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.

Em comunicado, o governante recusa qualquer intervenção sua no sentido de favorecer a EDP: "Venho por este meio repudiar e negar estas afirmações e insinuações que atentam de forma torpe contra o meu bom nome, reiterando a sua falsidade, bem como a sua evidente desconformidade com os factos", refere no comunicado.

Artur Trindade destaca que a EDP é a empresa "com mais activos afectados" pela CESE e, portanto, a maior pagadora daquela contribuição.

"Contrariamente ao que é insinuado, esta empresa não foi objecto de qualquer isenção, protecção ou redução de taxa CESE", acrescenta, explicando que o processo de reforma do sector energético afecta negativamente os interesses de muitas das empresas do sector e", naturalmente, desagrada aos respectivos accionistas, mas tal não justifica o ataque pessoal".

Artur Trindade diz ainda que as medidas tomadas pelo Governo não visam prejudicar os seus accionistas, entre os quais. Manuel Champalimaud, mas sim cumprir com objectivos nacionais de defesa do interesse público.

O pai do secretário de Estado da Energia, que também se chama Artur Trindade, é consultor externo da EDP desde 2013, no âmbito de comité de autarquias, órgão criado em 2012.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários