Volkswagen publica lista de carros com motores fraudulentos na sexta-feira

Construtor alemão vai revelar os veículos afectados e os países onde foram vendidos. Até agora apenas se sabe que estão em causa 11 milhões de veículos em todo o mundo.

Foto
Martin Winterkorn demitiu-se da presidência da Volkswagen. Michaela Rehle/Reuters

A Volkswagen vai publicar nesta sexta-feira a lista com os veículos equipados com motores que permitem manipular a emissão de gases poluentes. Um porta-voz do grupo alemão, citado pela agência Efe, garantiu que a lista vai especificar as marcas e os modelos afectados pelo esquema fraudulento e os países onde foram vendidos.

Até agora, a Volkswagen - dona de outras marcas como a Seat, a Audi e a Porsche -  apenas disse que estão em causa 11 milhões de veículos em todo o mundo, que estão equipados com o motor EA 189.

Nesta quinta-feira, o  jornal El País adiantou que a Seat terá usado esses equipamentos em mais de meio milhão de veículos a gasóleo construídos em Espanha.

Oficialmente, a marca reconheceu que existem veículos da marca equipados com o motor que está no centro da fraude detectada nos Estados Unidos e que já está a ser investigada, mas escusa-se a confirmar o número.

De acordo com o diário espanhol, os motores terão sido montados nos veículos da fábrica da Seat em Martorell (perto de Barcelona, Espanha), comercializados até este ano. A Seat adiantou que os modelos que estão actualmente à venda já não têm esses motores e que “todos os veículos novos vendidos pela Seat na União Europeia estão equipados com motores EU 6 e cumprem, sem excepção, os requisitos legais e as normas ambientais”.

Este ano, a Seat apresentou pela primeira vez desde 2008 resultados trimestrais positivos e teme que a crise da Volkswagen afecte as suas vendas.

O ministro da Economia, António Pires de Lima lembrou nesta quinta-feira que os automóveis da Volkswagen produzidos na fábrica da Autoeuropa, em Palmela, "não tiveram incorporação" do software que falseou o desempenho dos motores. 

Pires de Lima, que falava após a reunião do Conselho de Ministros, confirmou já ter falado sobre o assunto com os responsáveis da administração da Autoeuropa, segundo os quais "os veículos produzidos em Portugal, nos últimos anos, não tiveram a incorporação deste kit fraudulento". A fábrica não produz nenhum dos modelos Volkswagen e Audi que as autoridades americanas descobriram estar a falsear os testes.

O ministro acrescentou que o Governo está a trabalhar com o Instituto de Mobilidade e Transportes para efetuar os controlos necessários "para perceber se há alguma implicação para Portugal".

Na semana passada, a Agência de Protecção Ambiental norte-americana (EPA) acusou a Volkswagen de ter instalado nos veículos a diesel, vendidos naquele país, motores que permitem falsificar os resultados dos testes anti-poluição. A empresa alemã, que está sob investigação em varios países, reconheceu que “fez asneira” e o seu presidente executivo, Martin Winterkorn, apresentou a demissão na quarta-feira. Com Lusa

Sugerir correcção
Ler 2 comentários