A administração da SATA enviou hoje aos sindicatos uma carta a propor uma reunião na quinta-feira, em Ponta Delgada, por causa da greve convocada para as próximas semanas.
“O conselho de administração do grupo SATA convida o vosso sindicato a reunir, em Ponta Delgada, no dia 18 do corrente, às 15:00, horas locais, com vista a discutir as adequadas e sustentadas medidas, nas matérias legalmente admissíveis, no sentido de resolver o actual diferendo”, escreveu o presidente do conselho de administração da companhia aérea açoriana, António Gomes de Menezes, na carta enviada aos sindicatos, a que a Lusa teve acesso.
António Gomes de Menezes referiu que enviou esta carta “na sequência” da “comunicação” de terça-feira, quando fez chegar aos sindicatos uma outra carta em que manifestava disponibilidade para debater “aspectos” não “vedados por lei”, “num esforço de diálogo e concertação”.
Já nesta quarta-feira, a plataforma de cinco sindicatos respondeu que tem também “total abertura” para discutir “alternativas à greve”, desde que “salvaguardados os interesses dos trabalhadores”.
A greve, agendada para 23, 24 e 25 de Abril e 2, 3 e 4 de Maio, coincidindo com o rali dos Açores e as festas do Santo Cristo, foi convocada pela não aplicação na SATA do acordo que os sindicatos assinaram com a administração da TAP com o objectivo de evitar os cortes salariais médios de 5% previstos no Orçamento do Estado.
O Governo dos Açores, que tutela a SATA, tem reiterado que no caso da companhia aérea açoriana só seria possível evitar esses cortes violando a lei do Orçamento do Estado, recusando dar indicações à empresa para cometer uma “ilegalidade”.

Comentários