Sarkozy, Merkel e Monti reúnem-se quinta-feira em Estrasburgo

Foto
Monti vai juntar-se a Merkel e Sarkozy para debater crise do euro Philippe Wojazer/Reuters

Um encontro tripartido reúne na quinta-feira em Estrasburgo Nicolas Sarkozy, Angela Merkel e Mario Monti, para que o primeiro-ministro italiano tranquilize os líderes francês e alemão sobre as medidas para evitar o contágio da crise da Zona Euro.

De acordo com os três dirigentes europeus, trata-se de acelerar o plano de recuperação da zona euro, aumentando a disciplina orçamental dos 17 Estados-membros para evitar que a crise em Itália ou Espanha alastre a toda a União Monetária.

Do lado francês, o Presidente Sarkozy também quer manter, a cinco meses das eleições presidenciais, o triplo A do país, que lhe permite financiar a dívida a menor custo. A nota pode estar ameaçada se a crise se agravar, advertiu hoje a agência de notação financeira Fitch.

A Alemanha, primeira potência económica da UE, não tem qualquer interesse que os seus vizinhos e principais parceiros comerciais do país sintam dificuldades, se quer salvaguardar os níveis de crescimento. Para Monti, este é “um encontro muito informal, de trabalho” que não tem uma ordem de trabalhos precisa.

O antigo vice-presidente da Comissão Europeia defende uma gestão da UE através de um “método comunitário”, mais do que por um duo franco-alemão, aberto a Itália. Monti vai ter que garantir ao “casal” franco-alemão que consegue pôr ordem nas contas e desbloquear o crescimento económico.

Na terça-feira, em Bruxelas, Monti deixou no ar a dúvida sobre um regresso ao equilibro das finanças públicas italianas em 2013, dado o abrandamento económico geral.

Em Estrasburgo, os três dirigentes devem examinar as armas anti contágio susceptíveis de levar a zona a sair do marasmo e tranquilizar os mercados: um papel acrescido para o Banco Central Europeu (BCE), reforço do Fundo de Solidariedade Europeu (FEEF) e a criação de euro-obrigações.

Sugerir correcção
Comentar