Santander vende parte do negócio de seguros em Portugal à Aegon

Grupo holandês chegou a acordo para ficar com 51% dos seguros da filial portuguesa do grupo espanhol.

Foto
Banco espanhol diz que o negócio "está em fase de implementação"

A filial portuguesa do Santander deverá vender parte do seu negócio de seguros ao grupo holandês Aegon no âmbito de um acordo entre as duas empresas, semelhante ao que foi concretizado em Espanha.

A notícia é avançada pela agência Efe, que cita fontes do banco espanhol, e recorda a aliança firmada em finais de 2012. A Lusa também cita fontes do Santander e esclarece que esta aliança vai dar à Aegon 51% do controlo do negócio de seguros em Portugal, que serão divididos em duas empresas, uma para seguros de vida e outra para seguros não vida, ficando o Santander Totta com 49%. O valor da operação ou a data de concretização não foram adiantados e o processo “está numa fase de implementação”.

As empresas poderão começar praticamente do zero já que, no caso de Espanha, o Santander transferiu ou reassegurou as apólices comercializadas em Espanha até Julho de 2012 para a Abbey Life, filial do Deutsche Bank, por 490 milhões de euros. Isso permitiu aliviar a factura da Aegon, que pagou 220 milhões pelo controlo das duas empresas em Espanha.

A quota de mercado do Santander Totta e o dinamismo do banco, numa altura de forte pressão no sector financeiro português, são destacadas pela imprensa espanhola como aspectos favoráveis à operação para a Aegon. A empresa holandesa terá, assim, acesso a uma carteira de dois milhões de clientes e o Santander fecha uma parceria que permite ampliar o catálogo de produtos e agilizar a tramitação dos seguros.

Sugerir correcção
Comentar