Santander e BCP não entregaram propostas de compra do Novo Banco

Apenas quatro grupos estão na corrida à compra do banco liderado por Stock da Cunha

Foto
Patrícia Martins

Dos seis grupos que levantaram o caderno de encargos para a compra do Novo Banco, apenas quatro apresentaram propostas. O BCP e o Santander não concretizaram uma oferta firme de compra.

O BCP, no entanto, escreveu uma carta ao regulador a manifestar a disponibilidade para avaliar a compra noutras condições.

Sendo assim, apenas o BPI e os três fundos de investimento anglo-saxónicos (Apollo, dona da Tranquilidade, Centerbridge e Lone Star) entregaram propostas. O prazo para entrega de propostas terminou às 17h desta quinta-feira.

Esta tarde, o Banco de Portugal afirmou ter recebido “quatro propostas de aquisição, cuja análise agora se inicia à luz dos critérios de admissibilidade e selecção estabelecidos no caderno de encargos, divulgado no passado mês de Abril”. Os nomes de quem entregou as propostas não foram identificados. Adimite-se que dois dos fundos poderão estar articulados entre si.

Posteriormente, diz o BdP, “será tomada uma decisão sobre qual das vias – Procedimento de Venda Estratégica ou Procedimento de Venda em Mercado – será seguida para concluir o processo de alienação da participação detida pelo Fundo de Resolução no Novo Banco”.

Neste processo está em causa a compra da totalidade ou de partes do Novo Banco, mas só a análise das quatro propostas concretas permitirá perceber a verdadeira intenção de cada um dos proponentes, visto que elas podem incluir várias condições e os valores podem não ser suficientes atractivos para o vendedor.

Sugerir correcção
Comentar