Samsung com lucro recorde no primeiro trimestre

Multinacional sul-coreana teve uma subida de 41,5% nos lucros de Janeiro a Março. O novo Galaxy S4 começa nesta sexta-feira a ser comercializado.

Foto
Os dispositivos móveis podem tornar os contactos com os profissionais de saúde mais fáceis e regulares DR

A Samsung apurou nos primeiros três meses do ano um lucro recorde de 7,1 biliões de wons (4900 milhões de euros), mais 41,6% do que no mesmo período do ano passado, anunciou a multinacional nesta sexta-feira, dia em que coloca à venda o novo Samsung Galaxy S4, para rivalizar com o iPhone.

Ao contrário da concorrente Apple, que anunciou esta semana uma queda nos lucros trimestrais – a primeira em dez anos, embora com vendas acima do esperado de iPad e iPhone –, a empresa sul-coreana registou um aumento dos lucros também em relação ao trimestre anterior.

Líder no mercado de telemóveis e no segmento dos smartphones, a Samsung teve um crescimento de 54% no resultado operacional, para 8,78 biliões de wons (cerca de 6000 milhões de euros), beneficiando das vendas do Galaxy S3, lançado em Maio de 2012 e que desde então já vendeu cerca de 60 milhões de unidades. O volume de negócios do grupo aumentou 16,8%, para 52,9 biliões de wons (36400 milhões de euros).

Dois dias antes, a Apple anunciou uma queda de 18,1% nos lucros no primeiro trimestre, para 9500 milhões de dólares (7300 milhões de euros) e acompanhou a divulgação dos resultados com um outro aviso: o de que, até Junho, conta com uma nova descida nos lucros.

A Samsung está, porém, longe da Apple em rentabilidade, ficando duas vezes abaixo da concorrente norte-americana no que toca à margem operacional.

É para concorrer com o iPhone da Apple que a Samsung lança o novo Galaxy S4, com novas funcionalidades, nomeadamente o controlo de ferramentas através de gestos (sem necessidade de tocar no ecrã) ou os vídeos que param no momento em que o utilizador desvia o olhar. O novo modelo tem um ecrã de cinco polegadas, com uma resolução de 441ppi (superior à do iPhone 5), 2GB de RAM e uma capacidade de armazenamento de 16GB a 64GB.

Os resultados da sul-coreana são conhecidos no dia de comercialização do novo smartphone, o aparelho da marca que até agora mais tem suscitado atenção. A AFP dava conta de consumidores a afluírem na manhã desta sexta-feira à lojas da Samsung em Seul para adquirirem o S4.

Com o novo aparelho a marca espera reforçar a sua posição como número um no segmento dos smartphones, lugar que conquistou à Apple em 2011 e que consolidou no último ano, com uma quota de mercado de 30%.

Sugerir correcção
Comentar