Ryanair cancela rota Lisboa-Faro

Começou a 1 de Abril e afinal só dura 24 dias, confirmou a companhia.

Foto
JOSEP LAGO/AFP

Foi uma das rotas-estrela da chegada da Ryanair a Lisboa e começou a 1 de Abril, no mesmo dia em que a companhia aérea inaugurou oficialmente a sua base no aeroporto da Portela com um mapa de 11 destinos. Porém, o voo Lisboa-Faro tem vida curta, avançou o site Presstur: a empresa decidiu terminá-lo a 24 de Abril.

Luis Fernández-Mellado, responsável pelas vendas e marketing da Ryanair para Portugal e Espanha, confirmou ao PÚBLICO o fim da rota. As razões, refere, relacionam-se com "constrangimentos da capacidade da frota". "Lamentamos que a Ryanair não esteja numa posição que lhe permita agendar os horários e frequências optimizados essenciais a uma rota doméstica como esta", escreve Fernández-Mellado.

Neste momento, já não é possível comprar bilhetes para voar entre o Algarve e a capital após o dia 24 de Abril (data do último voo previsto para o trajecto Faro-Lisboa). Quem chegou a comprar voos para viagens após esta data, refere o responsável da Ryanair, será contactado e reembolsado ou terá direito a "alternativa para chegar ao seu destino".

Não se referindo directamente a uma possível reposição da rota, a Ryanair comenta, porém, que "a capacidade da sua frota irá aumentar a partir do Inverno de 2015", quando "chegar o primeiro dos 175 novos aviões encomendados à Boeing". "[Nessa altura], em conformidade, procederemos à revisão dos nossos horários."

Já em relação ao número de bilhetes vendidos nesta ou noutras ligações, Fernández-Mellado nada adianta, comentando que nunca revelam "esse tipo de informação" por ser "comercialmente sensível".

Quanto a outras rotas, o responsável não adianta quaisquer alterações. Questionado sobre se o mesmo poderia ocorrer com a rota Lisboa-Porto, apenas refere que esta "continuará à venda como originalmente planeado".

Inicialmente, a companhia planeava voar diariamente entre a capital e o Algarve pelo menos até finais de Outubro. O trajecto chegou a ser vendido ao preço promocional de 9,99 euros por voo (tal como ainda sucede com Lisboa-Porto).

Sugerir correcção
Comentar