Rioforte recorre de decisão do Luxemburgo e pede gestão controlada

Tribunal do Comércio do Luxemburgo rejeitou pedido da empresa do grupo GES no dia 17.

Foto
Entrega do serviço fixo de telefone à PT obrigou Estado português a pagar multa de três milhões a Bruxelas Público

A Rioforte, holding ligada ao Grupo Espírito Santo (GES), vai recorrer da decisão do Tribunal do Comércio do Luxemburgo que no dia 17, negou o pedido de gestão controlada da empresa, encaminhando-a assim para um processo de insolvência.

De acordo com o comunicado da Rioforte – que detém activos como os hotéis Tivoli e a Comporta, além de vários projectos no Brasil. Moçambique e Paraguai –, o recurso “decorre da forte convicção da administração da Rioforte que a gestão controlada serve melhor e de forma superior os interesses de todos os credores ao remunerar de forma mais vantajosa os créditos, programa de alienações e de reestruturação de dívida definido, figura negada pelo regime da insolvência”.

A empresa acrescenta ainda que, na base desta decisão, foi ainda importante a convicção que, com uma gestão controlada, se consegue “uma melhor salvaguarda do valor dos activos aquando da sua alienação, atendendo à diversidade geográfica e sectorial dos activos em questão e ao benefício de envolvimento activo das equipas de gestão actuais no processo”.

Ao mesmo tempo, considera que a definição de “um prazo temporal de execução de todo o processo”, sem colocar “em causa o valor dos activos”, pode ser mais benéfico para os credores. Entre eles está a PT, que emprestou cerca de 900 milhões de euros à Rioforte, e que tem vindo a sofrer uma maior desvalorização em bolsa desde que se conheceu a decisão do Tribunal do Comércio do Luxemburgo. As acções da PT estão agora a valer menos de um euro.

Aliás, a Rioforte destaca que a decisão de enveredar pelo recurso, (que não se sabe quanto tempo irá demorar até ser avaliado pela justiça), teve em conta as “reacções negativas à sentença do tribunal por parte de credores e investidores”, evidenciando, diz, “uma queda na expectativa do grau de recuperação de dívida face ao regime de gestão controlada em vigor até à referida decisão do tribunal”.

Até ao momento, a Rioforte já vendeu a Espírito Santo Viagens, dona da TopAtlântico, e a posição que detinha, de forma indirecta, na Espírito Santo Saúde, dona de unidades como o Hospital da Luz e que está agora nas mãos da Fidelidade, controlada pelos chineses da Fosun.

Sugerir correcção
Comentar