Ricardo Salgado nega ser pivot da crise

Entrevista ao jornal brasileiro Estado de São Paulo.

Foto
O mandato de Ricardo Salgado à frente do banco termina em 2015 Nuno Ferreira Santos

O ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, afirmou que está no "olho do furacão" e negou ser o “pivot” da crise no banco, em declarações ao jornal brasileiro Estado de São Paulo.

"Não sou o pivot [dessa crise]. Cada um [da família] respondia por uma actividade de negócio. O Ricciardi pela presidência do BESI, o Manuel Fernando pela holding Rioforte, e por aí em diante", afirmou Ricardo Salgado, citado pelo diário.

Ainda de acordo com o Estado de São Paulo, Salgado não comentou as recentes suspeitas que o envolvem em branqueamento de capitais e corrupção, nem os conflitos familiares, mas disse que não pode ser acusado sozinho pela crise no banco. "Estou no meio do olho do furacão porque sou um banqueiro à frente de uma instituição de quase 150 anos", disse.

No dia 3 de Agosto, o Banco de Portugal tomou controlo do BES, depois de o banco ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição.

No chamado banco mau (bad bank), um veículo que mantém o nome BES mas que está em liquidação, ficaram concentrados os activos e passivos tóxicos do BES, assim como os accionistas, que perderam tudo ou quase tudo. No "banco bom", o banco de transição que foi chamado de Novo Banco, ficaram os activos e passivos considerados não problemáticos.

O BESI Brasil, braço de investimentos do Banco Espírito Santo no país, está a negociar a venda das suas divisões de gestão de recursos de terceiros e de gestão de fortunas ao banco Brasil Plural, aponta o diário brasileiro. Já a subsidiária brasileira manteria o foco em serviços, como mercado de capitais e fusões e aquisições. O Brasil Plural, citado pelo Estado de São Paulo, confirmou estar a analisar essa operação.

Última acta divulgada
Esta segunda-feira, o jornal Sol publicou a acta do conselho de administração do BES de 13 de Julho, antes da intervenção do Banco de Portugal. No documento, Salgado diz ter remetido uma carta ao regulador, no dia anterior, onde falava da “necessidade imperativa de adopção de medidas adicionais ao plano de contingência de liquidez em vigor no BES”. Estas medidas seriam tomadas por privados, “envolvendo parcerias estratégicas e/ou fiannceiras”, que, defendia então o banqueiro, “não se traduzam em apoios do Estado”.

De acordo com a referida acta, o regulador, nessa altura, terá mostrado ser favorável a “soluções de aumento de capital que venham acompanhadas do reforço da estrutura accionista”. “Preferencialmente”, dizia então o Banco de Portugal, essas soluções deveriam ser suportadas “por um consenso entre os principais accionistas de referência”, e após validação pelo regulador.

Sugerir correcção
Comentar