Reunião do Governo com os sindicatos da função pública adiada

Gabinete de Hélder Rosalino adiou o encontro que estava agendado para amanhã.

O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, adiou para quarta-feira a reunião para discutir a lei geral do trabalho em funções públicas, que estava marcada para amanhã. O adiamento surge na sequência da demissão de Vítor Gaspar e da queda de toda a equipa do Ministério das Finanças.

De acordo com José Abraão, um dos dirigentes da Federação de Sindicatos para a Administração Pública (Fesap), foi feito um contacto telefónico para avisar que a reunião seria adiada “para um dia ainda desta semana”. Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum, diz que está agendada para esta quarta-feira.

Fesap, Sindicato dos Quadros Técnicos e Frente Comum tinham agendada uma reunião para começarem a discutir o anteprojecto de diploma que assume a possibilidade de despedimento na função pública, reduz as férias dos funcionários públicos de 25 para 22 dias e aumenta o horário semanal de 35 para 40 horas.

Para José Abraão, a saída de Vítor Gaspar - que será substituído pela até agora secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque - é “uma mudança cirúrgica”, que “não promete qualquer alteração na política seguida até agora”.
 
Também Ana Avoila receia que não traga nada de novo. "A substituição não resolve nenhum problema de fundo. Não é a saída do ministro que levará à alteração das políticas do Governo", destacou em declarações ao Público.
 

Notícia actualizada com declarações da Frente Comum

Sugerir correcção
Comentar