Resultados do Bank Millennium caíram 16% para 130,7 milhões

Exercício do banco detido pelo BCP foi penalizado por efeitos extraordinários.

Foto
Banco detido pelo Millennium BCP na Polónia penalizado por alterações regulatórias. Foto: Pedro Cunha

O Bank Millennium (Polónia) detido em 50,1% pelo BCP fechou 2015 com resultados consolidados de 130,7 milhões de euros (546,5 milhões de zlotys), uma queda de 16% face ao ano anterior, revelou esta segunda-feira o banco português.

Em comunicado enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BCP dá conta que o último exercício foi penalizado por um conjunto de factores extraordinários, sem os quais o lucro teria subido 2,5%, para 159,6 milhões de euros.

A contribuição extra para o Fundo de Garantia Bancário (BFG), no montante de 102,5 milhões de zlotys (24,5 milhões de euros), devido à falência do SK Bank, e a contribuição para o fundo de reestruturação do crédito hipotecário recentemente criado FWK, no valor de 15,6 milhões de zlotys (3,7 milhões de euros), são dois dos factores extraordinários elencados pelo BCP.

Junta-se ainda a multa aplicada pela Autoridade da Concorrência e Protecção do Cliente (UOKiK) relacionada com comissões bancárias, no montante de 12,2 milhões de zlotys (2,9 milhões de euros) e as provisões para impostos e outros, no montante de dez milhões de zlotys (2,4 milhões de euros).

O resultado líquido no quarto trimestre de 2015 foi de 53 milhões de zlotys (12,7 milhões de euros), refere.

O comunicado do BCP destaca o "fortalecimento dos rácios de capital" da instituição polaca, nomeadamente “um rácio de capital total em 16,7% e Common Equity Tier 1 em 16,4%", um "forte crescimento dos depósitos no retalho" de mais 5,8 mil milhões de zlotys (1,4 mil milhões de euros). A carteira de crédito ao consumo também cresceu 19%, quando comparado com o período homólogo do ano anterior.

As acções do BCP, que esta segunda-feira apresentará os seus resultados anuais, seguem a ganhar 1,5%, para 0,04 euros.

Sugerir correcção
Comentar