Republicanos dizem que há "diferenças sérias" com Obama sobre orçamento

Com o final do ano a aproximar-se, continuam sem resultados as negociações entre a Casa Branca e os republicanos para evitar o "precipício orçamental" nos EUA

Foto
Barack Obama tem menos de três semanas para evitar "precipício orçamental"

Mais um dia nas negociações para evitar o "precipício orçamental" nos EUA e os resultados continuam sem aparecer. John Boehner, líder republicano da Casa dos Representantes, afirmou nesta quarta-feira que existem ainda "diferenças sérias" entre o seu partido e o presidente Barack Obama sobre como resolver o problema.

O "precipício orçamental" é a denominação dada à ameaça de um corte automático de várias despesas e de uma subida de impostos no primeiro dia do próximo ano, caso a Casa Branca e o Congresso não cheguem a um acordo sobre uma forma mais moderada de concretizar uma consolidação orçamental. Se os EUA caírem no "precipício orçamental", a economia pode entrar de novo em recessão, afectando também o resto do globo.

John Boehner disse ainda que o plano apresentado por Barack Obama não cumpre a promessa de fazer uma abordagem moderada ao problema, dizendo, por isso, que o Presidente está a "caminhar lentamente" para o "precipício orçamental".

No final, o líder republicano deixou uma nota mais optimista, prometendo que estará em Washington até ao Natal e depois do Natal, preparado para negociar e chegar a um acordo.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar