Repsol compra negócios da Shell em Portugal

Foto
Negócio no sector petrolífero em Portugal dá terceira posição à espanhola Repsol, a seguir à líder Galp e BP Adriano Miranda/PÚBLICO

A Repsol chegou a acordo com a Royal Dutch/Shell para a compra dos negócios da petrolífera em Portugal, devendo a operação estar concluída no final do ano, anunciaram hoje as empresas.

A operação inclui a aquisição de 303 postos de abastecimento de combustíveis, ficando a Repsol com um total de 417 estações de serviço em Portugal, 15 por cento da Companhia Logística de Combustíveis (CLC) e activos de distribuição que estão espalhados pelo país.

O acordo, que precisa da autorização da autoridade reguladora, exclui os negócios de lubrificantes e Gás de Petróleo Liquefeito.

Em comunicado, a Repsol refere que com esta aquisição multiplica por quatro o número de estações de serviço em Portugal e converte-se no terceiro operador, com uma quota de mercado de 19 por cento, ficando atrás da Galp e da BP.

A petrolífera espanhola Repsol alcança a segunda posição na venda directa de produtos petrolíferos com uma quota de mercado de 21 por cento e aumenta em 1,85 milhões de metros cúbicos as vendas totais em Portugal, para um valor que ultrapassa os 2,5 milhões de metros cúbicos.

Sugerir correcção
Comentar