REN obtém empréstimo de 80 milhões do Banco Europeu de Investimento

Esta é a primeira tranche de um empréstimo de 200 milhões de euros.

Foto
Rodrigo Costa é o presidente da REN Miguel Manso

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai emprestar 80 milhões de euros à REN para financiar investimentos na rede de transporte de electricidade até 2019, anunciou a gestora das redes energéticas nesta quarta-feira.

O financiamento de longo prazo de 80 milhões de euros corresponde à primeira parcela de um empréstimo que totaliza 200 milhões de euros, adiantou a REN em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O presidente da REN, Rodrigo Costa, considera que "este empréstimo é importante para a concretização do programa de investimento da REN, nomeadamente no âmbito dos projectos de extensão e melhoria da rede de transporte de electricidade".

O plano estratégico da REN prevê um investimento de até 900 milhões de euros em projectos internacionais e entre 700 e 800 milhões de euros em Portugal até 2018.

Segundo documento divulgado em Maio, no Dia do Investidor, o investimento em Portugal será feito sobretudo nas redes de electricidade, a que é afecto um montante entre os 500 e os 550 milhões de euros.

Os restantes 200 a 250 milhões de euros serão investidos no sector do gás, adiantou a empresa liderada por Rodrigo Costa.

No que se refere a Portugal, os planos da gestora das redes de electricidade e de gás são de manter o nível de investimento médio anual dos últimos anos, que foi de 190 milhões de euros entre 2012 e 2014.

Sugerir correcção
Comentar