O relatório sobre a viabilidade de um aeroporto complementar à Portela deverá ser apresentado até final de Junho, adiantou nesta sexta-feira o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro.
“Já temos o relatório do grupo de trabalho, que o Governo ainda não homologou mas deverá fazê-lo em breve”, afirmou o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro remetendo para “final de Julho” a divulgação das conclusões.
O governante adiantou ainda que “o grupo de trabalho fez um levantamento de todas as alternativas possíveis e que, em teoria, pareciam ter viabilidade”, mas escusou-se comentar em concreto quaisquer das possíveis localizações para uma futura base da companhia aérea de baixo custo (low cost).
O relatório avançará as conclusões do grupo de trabalho encarregado de analisar a "viabilidade da utilização das infraestruturas aeroportuárias existentes pelo tráfego aéreo civil, de forma complementar ao Aeroporto de Lisboa”.
O estudo deverá ainda incluir uma "avaliação do nível de atractividade para as companhias aéreas, por forma a maximizar a captação de rotas, companhias e passageiros" e verificar se existem factores ambientais que inviabilizem a sua utilização pelo tráfego civil.
A existência de uma infraestrutura aeroportuária complementar ao aeroporto de Lisboa representa um regresso à chamada solução 'Portela+1', estudada em 2007.
Sérgio Monteiro falava em Óbidos, à margem do 8.º Congresso da AGEPOR (Associação dos Agentes de Navegação de Portugal), onde hoje participou.

Comentários