A actividade do sector privado contraiu-se menos intensamente em Dezembro do que em Novembro, sobretudo nos serviços, segundo o índice PMI (purchasing managers index).
O índice compósito de produção PMI ficou em 47,3 em Dezembro, no que é o seu valor mais alto em nove meses, quando em Novembro foi de 46,5, segundo uma estimativa rápida da Markit Economics, a empresa de serviços de informação financeira que calcula este indicador.
No entanto, apesar de aparentemente a retracção ter atingido o seu máximo em Outubro, o índice PMI mantém uma elevada taxa global de declínio, segundo a nota divulgada pela empresa.
A produção aumentou na Alemanha pela primeira vez em oito meses, para 50,5, depois de ter ficado em 49,2 em Novembro. Mas o ritmo de expansão foi muito modesto, pois a subida no sector dos serviços foi ofuscada pela queda na indústria. Em França a produção caiu pelo décimo mês consecutivo, mas ao ritmo mais fraco desde Agosto – o PMI passou de 44,3 em Novembro para 45 em Dezembro.
No resto da zona euro, a produção decaiu acentuadamente em Dezembro, apesar de isso acontecer ao ritmo mais baixo desde Março.

Comentar