Recer e Atral Cipan assinam contratos de 115 milhões de euros na Argélia

Acordos foram assinados durante a missão empresarial liderada pelo vice-primeiro-ministro Paulo Portas, em que participam 36 empresas nacionais.

Foto
Portas lembra que as empresas turísticas estão a "levantar a cabeça" e a ajudar no emprego Fernando Veludo

A empresa de cerâmica Recer e a farmacêutica Atral Cipan assinaram hoje em Argel, Argélia, contratos que envolvem negócios orçados em 115 milhões de euros.

Em comunicado, o gabinete de Paulo Portas, divulga que o grupo de indústria cerâmica Recer assinou com os dois parceiros argelinos, a 'holding' estatal argelina para o sector SGP IPRS e o grupo privado Tipceram, um contrato no valor indicativo de 100 milhões de euros para a exportação de serviços e transferência de tecnologia. O contrato visa ainda a internacionalização da empresa portuguesa e o alargamento da sua base produtiva à Argélia.

Já a farmacêutica Atral Cipan assinou com a empresa pública argelina Saidal um contrato que poderá ir até aos 15 milhões de euros, já que prevê a exportação para este mercado e a transferência de tecnologia na área dos antibióticos, o que representa 2 a 3 milhões de euros por ano, ao longo de quatro a cinco anos.

Os dois contratos foram assinados durante a missão empresarial à Argélia, onde estão representadas empresas dos sectores da construção civil e obras públicas, indústria agro-alimentar, tecnologias de informação e banca.

A delegação portuguesa integra ainda os secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, e da Inovação e Competitividade, Pedro Gonçalves.

O Fórum Empresarial luso Argelino conta com a presença de mais de 50 empresas argelinas, decorrendo o Grupo de Trabalho Económico luso Argelino até quinta-feira em Argel, sendo liderado pelo vice-primeiro ministro, do lado português, e pelo ministro do Desenvolvimento Industrial e da Promoção do Investimento, do lado argelino.

Na agenda, Paulo Portas tem ainda previstos encontros com diversos representantes do Governo argelino, entre eles o primeiro-ministro e os ministros das Obras Públicas, dos Transportes, da Energia, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Turismo e da Juventude e Desportos.

As exportações portuguesas para a Argélia, um dos principais parceiros comerciais na região, aumentaram mais de 23% em 2013, tendo a balança comercial sido favorável a Portugal pela primeira vez em muitos anos.
 

 

Sugerir correcção
Comentar