Receitas dos serviços móveis caíram 10,3% no segundo trimestre

Duração das chamadas e uso da Internet aumentara. Envio de mensagens continua em queda.

Foto
A duração das chamadas aumentou Stefan Wermuth/Reuters

As receitas dos operadores com os serviços móveis vendidos a clientes finais diminuiu 10,3% no segundo trimestre quando comparadas com os mesmos três meses do ano passado.

De acordo com um relatório publicado nesta quinta-feira pela Anacom, a entidade reguladora do sector, as receitas totalizaram 911 milhões de euros. A queda, no entanto, é inferior à que tinha sido registada no primeiro trimestre, no qual as receitas tinham ficado 11,6% aquém das do primeiro trimestre de 2013.

Segundo a Anacom, que cita dados da Marktest, o valor médio da mensalidade do serviço móvel no final do segundo trimestre era de 13,70. Os operadores têm vindo a reduzir as mensalidades cobrada aos clientes. No final de 2013, o valor era de 14,5 euros.

O número de minutos de conversação em chamadas com origem nas redes móveis aumentou 7,8% quando comparado com o segundo trimestre de 2013. A duração média das chamadas também registou um aumento.

Por outro lado, o envio de SMS recuou 11,9%, mantendo uma tendência de descida, provocada pela popularidade crescente das aplicações que permitem comunicar através da Internet. Em média, cada utilizador enviou 255 mensagens por mês. O número pessoas que utilizam activamente serviços de banda larga móvel cresceu 7,6%.

O relatório nota ainda que os clientes continuam a migrar dos planos pré-pagos (em que os telemóveis são carregados com saldo) para planos combinados e híbridos, e, “em menor medida”, para os planos pós-pagos, incluindo os que se integram nas chamadas ofertas multiple play, nas quais que os operadores agregam telemóvel, Internet e televisão.

Sugerir correcção
Comentar