Receita mensal dos operadores com pacotes de serviços sobe 18%

Valor médio por cliente atingiu os 40,57 euros entre Janeiro e Setembro.

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Há 3,2 milhões de subscritores de pacotes de serviços de telecomunicações Foto: PÚBLICO

As receitas dos operadores de telecomunicações com os serviços em pacote atingiram 1,12 mil milhões de euros até ao terceiro trimestre de 2015. Os números divulgados esta segunda-feira pela Anacom revelam uma melhoria de 32% face aos primeiros nove meses de 2014, quando as receitas das empresas com as ofertas comerciais que reúnem diversos serviços de comunicações numa só factura alcançaram 846,5 milhões de euros.

Até Setembro, a receita média mensal por cliente atingiu os 40,57 euros, o que traduz uma recuperação de 18,2% face aos 34,32 euros registados até ao mesmo período de 2014, refere o relatório do regulador.

Com os clientes que aderem a pacotes de quatro ou cinco serviços (televisão, telefone fixo e móvel, internet fixa e móvel), os operadores têm uma receita média mensal de 56 euros, revelam os cálculos da Anacom. Para um pacote de dois serviços a receita média por subscritor são 23,93 euros e para um que junte três serviços, 33,93 euros.

Olhando para as quotas de mercado em receitas das empresas com serviços de telecomunicações em pacotes, a MEO continuava a liderar, com 45,2% das receitas, seguida pela NOS (38,1 por cento). Mais distante estava a Vodafone, com uma quota de 10,8%, enquanto a Oni e a Cabovisão (vendidas pela Altice à APAX) somavam uma quota de 5,8%.

Dos 3,2 milhões de subscritores que já tinham ofertas em pacote (um aumento de 11,4% em termos homólogos e 2,1% face ao trimestre anterior, segundo a Anacom), a maior parte (41,8%) tinha o chamado triple play, mas o quintuple play já reúne 37,4% dos clientes (cerca de 1,2 milhões de clientes). Os pacotes de quintuple play foram os que mais cresceram ao longo de 2015 (48% face ao homólogo), o que se explica pelo lançamento em meados de 2014 de novas ofertas que integram serviços móveis (a chamada Internet no telemóvel ou a placa modem), a que aderiram clientes que antes tinham pacotes com menor número de serviços.

Os dados da Anacom demonstram que o MEO (PT Portugal) era o prestador com maior quota de serviços em pacote no terceiro trimestre (41,8%) seguindo-se a NOS (39,1%) e a Vodafone (13,1%).

Porém, a NOS “foi o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou” nestes primeiros nove meses e, segundo a Anacom, era líder nas modalidades double play, triple play e quadruple play, enquanto a MEO liderava na modalidade quintuple play.

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