Ramirez encerra as fábricas de conservas em Matosinhos e Peniche para abrir uma nova

Nova unidade, localizada em Lavra, vai ser inaugurada em Maio.

Foto
Conservas Ramirez vão ser produzidas em nova unidade, num investimentos de 18 milhões de euros. Nelson garrido

A empresa Conservas Ramirez informou esta terça-feira que vai encerrar as fábricas de Peniche e de Matosinhos e concentrar os trabalhadores e a produção numa nova unidade em Lavra, a ser inaugurada Maio, no concelho de Matosinhos.

Questionada pela Lusa, a empresa adiantou que já comunicou aos trabalhadores "a decisão de encerrar as duas unidades actuais" em Leça da Palmeira (Matosinhos) e Peniche e "transferir toda a produção para a nova unidade", a fábrica denominada "Ramirez 1853", localizada em Lavra, outra das freguesias do concelho de Matosinhos.

O investimento de 18 milhões de euros e a necessidade de concentração da produção e da mão-de-obra são justificados com a antiguidade das actuais unidades, que "laboram há 60 anos e já não se compadecem com os desafios de espaço e as novas exigências das certificações nacionais e internacionais" exigidas às indústrias conserveiras.

Os postos de trabalho "estão assegurados" na nova fábrica, de acordo com a empresa.

Contudo, o presidente da Câmara de Peniche, António José Correia, mostrou-se esta terça-feira preocupado com a decisão e com a eventual extinção dos 40 postos de trabalho que a Ramirez tem em Peniche, ao alertar que a maior parte dos trabalhadores tem "mais de 50 anos e não vai conseguir mudar a sua vida para lá [Matosinhos]".

Em caso de despedimentos, António José Correia defendeu que as indemnizações deverão ter "uma discriminação positiva", devendo ser calculadas acima do que prevê a legislação laboral. "Não ponho em causa que a Ramirez resolva o problema dos trabalhadores cumprindo com aquilo que a lei diz para cumprir, mas, como são pessoas com alguma idade que lá trabalham há muitos anos, a câmara entende que não pode ser só isso", sublinhou.

A estas preocupações, a empresa não deu resposta à Lusa.

O autarca considerou que é uma "grande ingratidão da Ramirez" para com Peniche, lembrando que os executivos municipais "nunca criaram obstáculos a que a fábrica funcionasse, mesmo quanto algumas questões ambientais não estavam a ser cumpridas".

O autarca disse que a empresa está a equacionar o destino a dar às instalações de Peniche, mas a empresa nada adiantou sobre esse assunto à Lusa.

A fábrica de Peniche tem 30 trabalhadores permanentes e dez temporários. Receoso com o despedimento na cidade, António José Correia já se reuniu com o sindicato representativo dos trabalhadores do sector e tem vindo a promover encontros entre sindicato e investidores de novas conserveiras previstas para o interior do Porto de Peniche.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários