Rajoy prepara congelamento de pensões e alteração da idade de reforma

Plano do governo espanhol permitirá poupar pelo menos 4000 milhões de euros. Foto: Bru Garcia

O governo espanhol está a preparar um congelamento das pensões e uma alteração da idade da reforma para os 67 anos. Estas medidas permitiriam ao governo poupar pelo menos 4000 milhões de euros por ano.

O aumento da idade da reforma dos 65 para os 67 anos já é uma certeza, escreve hoje a agência noticiosa Reuters, citando fontes em Bruxelas que não quiseram ser identificadas. Já a eliminação do aumento de pensões ligado à inflação anual ainda está sendo avaliada.

Espanha quer evitar a todo o custo outro pedido de ajuda externa, de modo a lidar com o elevado défice publico e o aumento da divida. Segundo o secretário das Finanças de Itália, Gianfranco Polillo, isso só deverá acontecer caso os juros implícitos às transacções com títulos da sua dívida voltem a disparar.

Ao longo da sua campanha, Mariano Rajoy prometeu não mexer nas pensões. Porém, já no início deste ano, o primeiro-ministro espanhol quebrou outras promessas, como não aumentar os impostos.

Na passada quinta-feira, os custos de empréstimos caíram num leilão de títulos a dez anos, mas o alívio pode ser de pouca duração.

O orçamento espanhol será anunciado na próxima semana e com ele pode vir o anúncio destas medidas. Com isto, o governo espanhol enviaria um forte sinal aos investidores de que a Espanha está seriamente comprometida em implementar reformas estruturais.

As eleições regionais na Galiza, terra natal de Rajoy, podem levar a que espere até lá para anunciar as novas medidas.

O Financial Times anunciou hoje que o governo espanhol está a preparar um novo resgate com a Comissão Europeia, faltando acertar os termos exigidos pelos credores.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues