Quase 40% dos portugueses ficam sem dinheiro depois de pagar as contas

A maioria paga as contas dentro do prazo, mas para 29% o rendimento mensal não chega para ter uma vida digna.

Foto
Apesar das dificuldades, a maioria dos portugueses consegue pagar as contas dentro do prazo José Fernandes/Arquivo

Depois de pagarem todas as contas, 39% dos portugueses ficam sem dinheiro para o resto do mês. E 38% têm “grande dificuldade” em conseguir cumprir todas as obrigações. O Consumer Payment Report, elaborado pela Intrum Justitia em 21 países europeus, adianta ainda que em Portugal 29% dos 506 inquiridos dizem não ter dinheiro suficiente para uma vida digna.

Apesar das dificuldades, a maioria dos portugueses consegue pagar as contas dentro do prazo e 83% sabe exactamente que despesas é que têm de liquidar em cada mês. Os inquiridos pagam a horas a renda da casa, os impostos, empréstimos, seguros ou cartões de crédito. As contas que pagam mais tarde são as multas de trânsito, facturas de telemóveis, Internet ou despesas com a educação. Em períodos de dificuldade financeira, 91% dos portugueses cortam nas refeições fora de casa, 89% nos gastos com vestuário e 47% em comida.

Perto de 90% não pedem dinheiro emprestado para fazer face a despesas mas, quando precisam, ou recorrem ao banco e ao cartão de crédito, ou a familiares. Mais de metade dos inquiridos consegue ter uma reserva de dinheiro para despesas inesperadas e 30% poupam uma quantia fixa por mês. Um terço pondera emigrar devido à situação financeira em Portugal.

Um terço dos consumidores europeus refere estar numa situação financeira incómoda, “o que pode ameaçar a recuperação económica a longo prazo e criar tensão entre os diversos países”, refere a Intrum Justitia, que presta serviços de gestão de crédito e cobranças.

Sugerir correcção
Comentar