PSI 20 perdeu perto de 1% com ajustamento técnico à saída do BES

Acções da PT com queda de 2,65% e sector bancário em alta.

Foto
A abertura da bolsa lisboeta acompanhou a maioria dos mercados europeus Rafael Marchante/Reuters

O principal índice da bolsa de Lisboa encerrou a sessão desta segunda-feira a perder 0,9%, fortemente influenciado pela desvalorização de 2,65% da PT e ao ajustamento técnico da saída do BES.

A exclusão do BES do PSI 20 foi feita ao valor contabilístico de zero, sendo que antes da suspensão o título cotava a 0,12 euros, o que correspondia a uma capitalização bolsista de cerca de 670 milhões de euros, valor que teve de ser descontado no valor do índice.

O BES desapareceu do principal índice da bolsa de Lisboa e vai continuar com a negociação suspensa até decisão final, que deverá ser a exclusão definitiva da bolsa portuguesa.

Depois de uma semana pressionados pela solução encontrada para responder à derrocada do BES,  que gerou perdas semanais entre 15% e 21 %, os três bancos cotados enceraram a sessão positivos.

O Banif liderou os ganhos, ao subir 4,35%, seguido do BCP, a valorizar 3,70%, e do BPI a amealhar 1,73%.

A PT, que continua envolvida em intensa polémica por causa do investimento de risco na Rioforte, nomeadamente o conhecimento da operação por parte da Oi e de vários responsáveis que têm alegado que desconheciam a operação, que gerou uma perda de cerca de 900 milhões de euros, fechou a perder 2,65%.

Ao longo do dia, a operadora chegou a estar a perder mais de 4%.

As restantes bolsas europeias registaram um dia de recuperação, com a maioria dos índices de referência a valorizar mais de 1%, a que não é alheio o aliviar da tensão entre a Europa, os Estados Unidos e a Rússia, por causa da Ucrânia.

Sugerir correcção
Comentar