PSI 20 inicia recuperação progressiva

PT foi a estrela da semana, com uma valorização de 16,9%.

Depois da instabilidade que marcou os primeiros dias de Agosto na Bolsa de Lisboa, o principal índice português iniciou uma recuperação progressiva e conseguiu acumular ganhos nas últimas três semanas.

Impulsionado pelo sentimento optimista que atravessou as praças europeias nas últimas cinco sessões, o PSI-20 cresceu na última semana 4,38%. Foi a maior subida entre as principais praças europeias. Mas não chegou para o índice regressar à barreira dos 6000 pontos.

Só três das 18 empresas actualmente cotadas no índice perderam valor (Semapa, Jerónimo Martins e Portucel). Já entre os melhores desempenhos houve subidas expressivas, com valorizações acima de 10% nos quatro primeiros lugares. A PT, a estrela da semana, cresceu 16,9%, beneficiando do interesse da Oi pela posição da Telecom Itália na operadora TIM Participações. Na banca, o BCP cresceu 11,89% e o BPI com uma subida de 10,41%, deixando o Banif (3,53%) a larga distância.

Na Europa, de resto, o arranque da semana ficou marcado por uma reacção muito expressiva das bolsas ao discurso do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, na sexta-feira anterior, a reclamar um papel mais relevante da política orçamental na promoção do crescimento económico. Depois de se saber que a inflação na zona euro recuou em Agosto para 0,3% e que a economia dá alguns sinais de incerteza, os investidores vão estar atentos na próxima semana às novas previsões económicas do BCE. E terão ainda em atenção as decisões de política monetária – ou os compromissos de Draghi – para controlar os riscos de uma deflação. A zona euro estagnou no segundo trimestre. E Ewald Nowotny, membro do conselho de governadores da instituição, já veio dizer que “não é segredo” que a economia está a abrandar. 

 

Sugerir correcção
Comentar