PS questiona Passos sobre troika e Salgado

Socialistas enviaram perguntas escritas ao primeiro-ministro.

Foto
Enric Vives-rubio

O Partido Socialista (PS) apresentou nesta terça-feira as perguntas escritas ao primeiro-ministro na comissão de inquérito BES/GES, percorrendo num total de 18 várias áreas, como a actuação da troika e os encontros de Passos Coelho com Ricardo Salgado.

No documento, a que a agência Lusa teve acesso, o primeiro-ministro começa por ser questionado sobre quando teve conhecimento das dificuldades do BES e da sua exposição ao Grupo Espírito Santo (GES), sendo depois interrogado sobre encontros em 2014 com o ex-líder histórico do BES Ricardo Salgado.

"Quantas reuniões teve com o dr. Ricardo Salgado durante o ano de 2014? Quais foram os assuntos tratados em cada uma delas? Que informações lhe foram prestadas sobre a situação financeira do BES? E em relação ao GES?", interrogam os socialistas, coordenados na comissão de inquérito pelo deputado Pedro Nuno Santos.

O PS quer também que Passos Coelho diga se chegou a ser equacionada a recapitalização pública do BES, pedem detalhes sobre o processo da venda futura do Novo Banco, e pedem comentários à actuação da troika e ao cumprimento do memorando de entendimento.

"Um dos objectivos fundamentais do programa de ajustamento, implementado em Portugal entre 2011 e 2014, era assegurar a estabilidade do sistema financeiro português? Quais seriam as consequências para o fecho com sucesso do programa de ajustamento, no final do primeiro semestre de 2014, se a queda do BES tivesse ocorrido em finais de 2013?", é perguntado.

Aos representantes da troika, o PS pergunta quando e por que meios souberam das dificuldades financeiras do BES e interrogam também se os problemas no banco foram abordados durante a vigência da troika em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar