PS quer saber por que é que Vítor Gaspar não passou informação sobre swaps

Se o ministro o fez então as declarações da secretária de Estado são "graves porque falsas", dizem socialistas.

Foto
Teixeira dos Santos diz que, sem o euro, a Europa perde terreno na economia global PÚBLICO/Arquivo

O PS quer saber porque Vítor Gaspar não terá passado à secretária de Estado do Tesouro informação sobre os swaps, considerando que, tendo fornecido estes dados, as declarações de Maria Luís Albuquerque à comissão de inquérito foram "graves porque falsas".

Ana Catarina Mendes, deputada do PS na Comissão Parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Sector Público, disse neste domingo à Lusa que, perante as declarações de Teixeira dos Santos, no sábado, subsistem questões como "porque é que o ministro Vítor Gaspar não terá dado informação à secretária de Estado, porque que é que não confiou um dossier de tanta importância" a Maria Luís Albuquerque.

E, "se passou essa informação à secretária de Estado então as declarações da secretária de Estado Maria Luís Albuquerque em sede de comissão de inquérito são graves porque falsas", frisou a deputada socialista.

O ex-ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos garantiu ter informado o seu sucessor, Vítor Gaspar, de “toda a informação necessária” sobre os contratos 'swap' (derivados financeiros sobre taxas de juro) envolvendo empresas públicas, em reunião realizada a 18 de Junho de 2011.

Ana Catarina Mendes disse que "a verdade é que durante dois anos, com as condições dos mercados a degradarem-se, nada foi feito e isto acarretou um prejuízo muito sério para o Estado". "Importa pois que a comissão, e é isso que o PS pretende, que esclareça esse assunto rapidamente, demonstre por que razões o Governo nada fez durante todo este tempo, andando, a ser verdade tudo isto que hoje se sabe, a enganar os portugueses", acrescentou.

Questionada sobre se seria oportuno Teixeira dos Santos ser ouvido na comissão, a deputada respondeu que "o que é oportunmo neste momento na comissão de inquérito é que o sr ministro Vítor Gaspar responda rapidamente ao requerimento que o PS lhe enviou solicitando a informação que lhe foi passada" sobre o dossier dos swaps.

O grupo parlamentar do PS entregou terça-feira no Parlamento um requerimento para saber se o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, recebeu ou não do seu antecessor informação sobre os swaps.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar