Propostas do FMI são “absolutamente inaceitáveis”, afirma UGT

UGT junta-se à CGTP e condena as propostas do FMI para cortes na despesa do Estado. Para João Proença, os cortes sugeridos "são absolutamente inaceitáveis".

Foto
João Proença afirma que as propostas do FMI são "cortes cegos" e lembra que foram a pedido do Governo

Para João Proença, as sugestões do Fundo Monetário Internacional “vão destruir a função pública” e levar a “um pior Estado social”. O secretário-geral da UGT afirmou nesta quarta-feira que as conclusões do relatório do FMI “são absolutamente inaceitáveis”.

“Não é aceitável que se ponha em causa a Constituição, que se destrua a vida das pessoas e que não haja qualquer nível de preocupação com a melhoria do funcionamento da administração pública”, disse o líder da UGT à Lusa.

O FMI sugeriu ao Governo vários caminhos para que este consiga cumprir o objectivo do corte de 4000 milhões de euros nas funções do Estado. 

De acordo com o relatório publicado nesta quarta-feira pelo Jornal de Negócios mas datado de Dezembro, o FMI sugere como principais fontes de poupança o corte de 20% dos funcionários públicos e a redução de 7% do salário dos trabalhadores do Estado. <_o3a_p>

Nas contas do relatório elaborado com a participação da Comissão Europeia, Banco Mundial e também com a ajuda do Governo, as pensões podem ser também alvo de uma redução de 20% e as taxas moderadoras na saúde têm ainda margem de manobra para aumentarem. <_o3a_p>

Estes “cortes cegos”, realça João Proença, não são uma exigência da troika. “É bom lembrar que estas medidas surgem a pedido do Governo e por proposta do Governo”, afirmou o líder sindical à Lusa. 

Também a CGTP já manifestou estar contra as propostas do FMI para os cortes na despesa pública. Na manhã desta quarta-feira, Arménio Carlos afirmou que, a serem cumpridas, as reformas propostas vão condicionar "brutalmente o acesso a serviços essenciais" e levar a mais desemprego. 

<_o3a_p>
 

Sugerir correcção
Comentar