Promoções aumentaram 19% no período do Natal

Em 2015, as vendas feitas com desconto nas cadeias de supermercados cresceram face ao ano anterior. Natal pesa 9% do total da facturação.

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Enric Vives Rubio

Mais de 63% das vendas de bombons fazem-se no Natal. O mesmo se passa com as figuras de chocolate (41,6%) e perfumes (quase 30%), vendidos nas prateleiras dos supermercados. O período natalício é um dos mais importantes do ano para o comércio e as cadeias de grande distribuição alimentar obtêm 9% to total da facturação anual nesta altura.

De acordo com dados da Nielsen, divulgados nesta quarta-feira, as vendas em valor cresceram 3% no Natal passado naquele tipo de lojas, onde para algumas categorias de produtos “é onde se concentra uma grande percentagem de vendas”. Em 2015, o Natal foi a altura do ano em que se intensificaram as promoções. “Registou-se um crescimento de vendas em valor com promoção de 19% face a 2014”, indica a empresa de estudos de mercado.

Bolachas, licores, perfumes e bebidas são outros dos produtos mais vendidos. O bacalhau seco é também um dos protagonistas à mesa dos portugueses e 17,7% das vendas são feitas no Natal. A versão em seco continua a liderar as vendas, mas “nota-se uma dinâmica superior no bacalhau congelado comparativamente ao seco”, refere Marta Teotónio Pereira, da consultora.

O vinho tem um peso de 48% do total das vendas em valor de bebidas alcoólicas. Segue-se o whisky (16%), o vinho espumante (10%) e o vinho do Porto (9%).

A Nielsen refere ainda que os portugueses estão a aumentar as compras nos hipermercados. Nas lojas mais tradicionais procuram bacalhau, pastelaria e carne (como cabrito e borrego). Contudo, "apenas a categoria do bacalhau apresenta crescimento".

"Num cenário de recuperação das bendas de bens de grande consumo e com um consumidor mais confiante (segundo o Índice de Confiança da Nielsen), estamos expectantes para ver se o Natal de 2016 nos trará crescimento, tal como verificado em 2015", diz Marta Teontónio Pereira.

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